Quer trabalhe em B2B, B2C, C2B, O2O ou qualquer outro X2X, existem vários termos que deverá saber de trás para a frente. Assim, elaborámos uma lista de 40 conceitos que consideramos serem fundamentais neste domínio, e que possam ajudar a compreender melhor o panorama do marketing digital, ou até mesmo a refrescar a memória.
- Ad Networks (Redes de Anúncios) – Este conceito refere-se ao mecanismo que liga os anunciantes com os websites, vídeos, bases de dados de apps e outros métodos de anúncios online, com o objetivo de interagir com futuros clientes, como por exemplo, a Rede de Display da Google.
- API (Application Programming Interface) – Conjunto de regras definidas no código que estabelecem relações e descrevem a comunicação entre diferentes aplicações.
- B2B (Business-to-Business) – Processo de transação entre duas entidades económicas que inclui a realização e envio de propostas, transações, a preparação e envio de encomendas, e por último, o marketing.
- B2C (Business-to-Consumer) – Relação entre o produtor e o cliente final. O conjunto de tarefas é semelhante ao B2B.
- Bulk campaign (Campanha em massa) – Conceito associado frequentemente ao envio de emails para bases de dados globais de clientes.
- CLV (Customer Lifetime Value) – O valor do cliente estimado no tempo.
- CMS (Content Management System) – Software, muitas vezes chamado de “backoffice”, que permite a gestão de conteúdos em websites. Também permite a criação de websites de raiz a não-programadores.
- CPC (Cost Per Click) – Uma medida que permite avaliar a eficácia de uma campanha: o valor investido por anúncio vs. rácio de cliques.
- CPL (Cost Per Lead) – Outra forma de avaliar a eficácia de uma campanha: o custo de angariação de um potencial cliente.
- CRM (Customer Relationship Management) – Sistema de gestão de clientes disponível em várias plataformas de marketing automation. Permite verificar e modificar dados de clientes, histórico de atividade, adicionar tags e notas, e atribuir tarefas a certo cliente, entre outros.
- Cross-selling – Técnica de vendas que assenta na oferta de produtos complementares a qualquer produto ou serviço adquirido (por exemplo, propor a compra de luvas e cachecol a quem comprou um casaco).
- CTR (Click Through Rate) – Uma das mais importantes medidas de análise da eficácia das campanhas de email. É expressa em percentagem: rácio de cliques por número de emails enviados.
- Drip marketing – É um tipo de campanha de email marketing. Consiste num ciclo de emails programados que são enviados automaticamente em resposta a um determinado comportamento, ou planificados em envios cíclicos a um determinado número de destinatários.
- ERP (Entreprise Resource Planning) – Pode consistir em: 1) Uma técnica de planificação e gestão de recursos de uma empresa, ou 2) Software que otimiza a gestão de múltiplos departamentos, diferentes ramos de negócios ou empresas em cooperação.
- Facebook Custom Audience – Audiência ou grupo de perfis no Facebook baseada na lista de clientes da empresa.
- Facebook Lead Ads – Anúncios que permitem a angariação de potenciais clientes no Facebook. Ao clicar num destes anúncios, a plataforma preenche automaticamente um formulário com os dados do perfil do cliente no Facebook.
- Gated Content – Conteúdo num website cujo acesso apenas está disponível em troca de alguma informação do potencial cliente, como por exemplo, um endereço de email.
- iBeacon – Dispositivo que utiliza BLE (Bluetooth Low Energy) e que se liga a outros beacons, smartphones ou apps. Localiza diferentes dispositivos, envia notificações push e ajuda à circulação de pessoas para um novo local ou área.
- Lead – Termo que significa um potencial cliente, uma pessoa que deixou informações de contato num website.
- Lead Generation – Conjunto de ações que se destinam ao aumento de interesse num produto, website ou serviço pelos potenciais clientes, de forma a deixarem elementos de contato através de um formulário ou um pop-up.
Continua…