Coronavirus (COVID-19) e a oportunidade de negócio digital

Se o novo coronavírus (COVID-19) vos assusta enquanto responsáveis pelo marketing ou gestão da vossa empresa, permitam-me partilhar o que pode ser uma oportunidade única para o vosso negócio. E sim, esta oportunidade é mesmo para todos, mesmo para se não venderem máscaras e gel em álcool para as mãos.

Acredito que ainda vamos ter vários meses pela frente até surgirem melhorias. E à imagem do que já está a acontecer noutros países, o teletrabalho e férias prolongadas são duas estratégias que certamente vão ser usadas nos próximos tempos por todo o lado.

E o que isto significa para vocês?

Até agora foram só más notícias, mas na realidade significa mais tempo online dos vossos clientes.

Vamos ver naturalmente o aumento de uso de redes sociais, especialmente para combater a ausência da relação diária no local de trabalho. Mas também as pesquisas irão aumentar com o objetivo planear um futuro ligeiramente protelado. Sem esquecer as compras online e o consumo de serviços e conteúdos digitais.

Na prática, vai existir mais tempo online, e como consequência, uma maior procura.

E este pode ser o momento chave para reforçar como comunicam.

Conseguir, de forma tão rápida, falar com os vossos clientes, agora que têm mais tempo, poderá ser uma oportunidade única para aproveitar uma situação que esperemos nós, não volte a acontecer tão depressa.

E então o que podem fazer?

  • Se tinham previsto estar em eventos, reorganizem tudo para transformar a vossa proposta de valor em webinars e videoconferências.
  • Aumentem os conteúdos para que a vossa audiência possa ler, assistir ou simplesmente descarregar informação, e assim nutrir a relação.
  • Reforcem as campanhas de publicidade, e revejam especialmente os horários e meios onde anunciam normalmente. Ao estarem em casa significa menos firewalls a bloquear acessos a sites e realisticamente falando, umas quantas visitas adicionais a sites e aplicações que durante um horário normal de trabalho não seria possível.

E tenham muita atenção à analítica dos vossos ativos digitais – das redes sociais ao site, tudo é relevante – pois é importante verificar todas as alterações aos comportamentos das vossas audiências. Podem recolher pistas sobre o que procuram, que temas mais interessam e definitivamente otimizar a vossa estratégia.

Resumindo, neste artigo apresento-vos a oportunidade, mesmo com o desafio que está a ser o COVID-19, para impactar os vossos clientes agora que (muitos) estão a começar a trabalhar de casa, e têm mais tempo online para a vossa marca.



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